-
Arquitetos: Peninsula Arquitetura
- Área: 220 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:André Mortatti
-
Fabricantes: Cia do Metal, Dalle Piagge, Fernando Jaeger, GRAPHISOFT, HIPER PEDRAS, Paulo Alves, Tresuno, Trimble Navigation
Descrição enviada pela equipe de projeto. O escritório Península Arquitetura foi responsável pelo projeto e reforma deste apartamento, com o intuito de otimizar sua funcionalidade e praticidade para o cotidiano de um casal e seus dois cachorros. Através de intervenções estratégicas, os espaços foram transformados para atender às demandas específicas dos moradores.
Duas varandas internas passaram por um processo de ressignificação. Uma delas foi convertida em um dormitório adicional para receber os filhos do casal em suas visitas, enquanto a outra foi integrada à sala principal, resultando em um espaço mais amplo e flexível.
A sala de estar foi projetada com espaços vazios generosos, considerando o conforto dos moradores e seus pets. Uma serralheria de apoio foi instalada ao lado do caixilho principal, funcionando como banco, suporte para plantas, apoio para objetos de decoração e rack para a sala de TV, com o sofá posicionado na parede oposta, criando um ambiente acolhedor. Na sala de jantar, a serralheria se transforma em um banco monolítico que conecta duas colunas e serve como assento de cabeceira para a mesa retangular de oito cadeiras, deixando o ambiente preparado para receber visitas.
A cozinha foi projetada para operar de forma aberta. Um balcão ilha conecta a cozinha à sala de jantar, e materiais práticos e resistentes foram escolhidos para piso, bancada, pia e armários. Na lavanderia, um piso de cascalho foi adaptado em um nicho de inox no box do banheiro de serviço para acomodar as necessidades dos pets. O espaço de armazenagem no quarto de serviço foi maximizado, utilizando parte dele como despensa.
A suíte de visitas, que antes era uma varanda, ficou dividida com a varanda técnica, que foi incorporada com revestimentos acústicos. A segunda suíte foi adaptada para atender à função de closet para o casal, e uma bancada de trabalho leve foi proposta para atividades pontuais ao lado da cama.
Rodapés embutidos, pisos em placas cimentícias nas áreas sociais, madeira nas áreas intimas e uma paleta de cores neutras predominam, com a possibilidade de usar tons mais fortes em elementos não definitivos. Plantas e uma solução para incorporar um apoio para a bicicleta à área social também foram consideradas. O resultado é um apartamento que une funcionalidade, conforto e estilo, adaptado às necessidades e desejos do casal, valorizando a integração dos espaços, a praticidade no dia a dia e o bem-estar de toda a família.